Copa do Brasil 2012

Disputada por 64 times, o regulamento da Copa do Brasil consiste que o sistema de disputa é o mata-mata. O campeão desde 1989 tem vaga garantida na Taça Libertadores da América do ano seguinte. Caso o time visitante vença por diferença maior ou igual a dois gols no jogo de ida elimina automaticamente a partida de volta. Caso isso ocorra, o visitante tem o direito a 60% da renda do jogo de ida, restando ao mandante os outros 40%.
Desde de 2001, os times que participam da Libertadores da América não disputam a Copa do Brasil no mesmo ano, devido ao conflito de datas com a competição continental. Assim, o campeão da Copa do Brasil nunca disputa a próxima edição, uma vez que é classificado para disputar a Taça Libertadores da América do próximo ano.
A partir de 2013 a Copa do Brasil passará a ser disputada por 86 times, entre os meses de março e novembro. No novo formato, 80 clubes disputarão um mata-mata até restarem 10 clubes, que se juntarão nas oitavas-de-final aos cinco clubes que tiverem disputado a Taça Libertadores da América e ao melhor colocado do Ranking da CBF, que pode ser substituído por um sexto clube que tiver participado da competição continental como campeão do ano anterior.



* PRIMEIRA FASE *
Jogo de ida - River Plate-SE 2 x 3 Grêmio
Jogo de volta - Grêmio 3 x 1 River Platre- SE

*SEGUNDA FASE*
Jogo de ida-  Ipatinga-MG 0 x 1 Grêmio
Jogo de volta- Grêmio 3 x 0 Ipatinga